O sentido metafísico do Umbigo
24/10/2018 às 19:10

@camichristofaro | Coach de Saúde Integrativa
Seguir
Não se engane. Não aponte o dedo para o outro nem faça pior: não enfie o dedo na ferida alheia!
Fico aqui pensando e sentindo que o nosso Ego, por vezes, é tão imenso que não dá conta nem do nosso próprio umbigo. Talvez isso aconteça porque muitos têm a crença de que olhar para o próprio umbigo seja um ato de egoísmo.
Eu diria que olhar para o próprio umbigo tem mais a ver com egocentrismo, que pode também ser visto como algo ruim. No entanto, egocêntrico é quem dá conta apenas de si e não coloca, necessariamente, o outro na jogada. Ao passo que egoísta é quem coloca seus interesses, desejos e necessidades em primeiro lugar, em detrimento do outro.
Deixe-me fazer entender. Saúde não é apenas uma questão de ir para academia todos os dias para se ter uma bela barriga negativa (afinal, o principal está sendo esquecido: o umbigo!). Também não é uma questão de só comer comida de verdade. Não se trata, ainda, de uma noite de sono de oito horas sem interrupções.
SER SAUDÁVEL envolve corpo, mente, coração e espírito. Ah! E umbigo! Estamos falando de um ser na sua integridade. Mas o que é mesmo integridade? Segundo o Wikipédia integridade vem do latim "integritate", que significa a qualidade de alguém ou algo a ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética educada "o que é íntegro é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito".
Portanto, o SER SAUDÁVEL nasce, antes de qualquer hábito saudável, do umbigo! Primeiro há de ser egocêntrico e considerar o Ego, tão vilão hoje em dia, como o Eu Primário que precisa ser entendido com muito amor e carinho.
Sem esse olhar para o umbigo, as pessoas não dão conta das suas próprias vidas e se dão o direito de saírem por aí julgando demasiadamente o outro, quando, na verdade, estão julgando o próprio Ego ainda desconhecido. Entendeu, agora?
Deve ser por isso que Deus deu tamanha importância para o cordão umbilical que liga o bebê a sua mãe. O rompimento desse cordão existe para que o ser humano consiga se ligar com o seu próprio EU, o Ego, e, aí sim, estar pronto para se ligar aos outros de forma plena, íntegra e, ouso acrescentar, gentil!
Comecemos, então, pelos nossos umbigos antes de meter o bedelho no umbigo dos outros! E depois faça seu exercício físico, alimente-se corretamente, durma bem, sua saúde vai agradecer e a consciência coletiva também!
Cami Christofaro (@camichristofaro - www.porqueeumeamo.com.br)

@camichristofaro | Coach de Saúde Integrativa
Seguir

Entre e deixe seu comentário

Fundadora da Cuboz
Exatamente! A gente fica muito preocupado em cuidar do umbigo alheio e acaba esquecendo que a mudança começa sempre pelo nosso. Quando a gente muda a nossa mente, a gente muda tudo ao nosso redor :)
08/11/2018 às 17:44

Fundadora Slow Market Brasil
Adorei o texto!!! Sim, existe muita confusão do egocêntrico e egoísta.... E ainda muito tabu em achar que temos que pensar em nós primeiro.... sim, nós viemos primeiro e se não estivermos saudáveis e equilibrados, como cuidar de outras pessoas, de outras coisas? Lembro da máscara do avião.... coloque primeiro em vc! Depois vc está apto a ajudar os outros..... bjbj
06/11/2018 às 11:11

nutricionista
Maravilhoso esse texto! Um belo presta atenção! rs
Obrigada pelo chamado... Vou ficar mais atenta ao meu próprio umbigo! ;)
31/10/2018 às 15:05
Obrigada pelo chamado... Vou ficar mais atenta ao meu próprio umbigo! ;)