• Início
  • Turmas
  • Cursos
  • Webinars
  • Artigos
  • Drive
  • Início
  • Turmas
  • Cursos
  • Webinars
  • Artigos
  • Drive

MIRANDO O PRINCIPAL

25/07/2017 às 21:46
vicente oliveira
@servidor | Analista, RFB
Seguir
Queridos (as) Leigos (as) Dehonianos (as):

Viver um carisma - dom do Espírito Santo, no 'coração da Igreja' - e, por conseguinte, a concretização do mesmo através de uma espiritualidade (de uma maneira específica de ser cristão, no 'coração do mundo') é uma bênção  e , ao mesmo tempo, um desafio  constante, tanto para leigos  e consagradas quanto para clérigos e religiosos, ou seja, é desafio para toda a Família Dehoniana.
 
Em nossa caminhada de 'união íntima a pessoa de Jesus Cristo', por uma vida de 'oblação e reparação' somos constantemente defrontados com situações que exigem de nós escolhas conscientes que podem nos encaminhar para a maturidade da fé ou para o retrocesso em nossa jornada. De fato, a vocação enquanto está num 'pedaço de papel' é cantada aos quatro cantos e com toda a força dos pulmões, é cheia de graça e encanto. Contudo, quando as situações da vida se apresentam, viver a vocação é um ato para 'corajosos e humildes', para aqueles que se põem em inteira confiança nas 'mãos de Deus', e vivem em sua 'carne' as consequências de seguir a Jesus. Sim, seguir a Jesus nem sempre é canto e festa, muitas  vezes é renúncia e sofrer (duas palavrinhas que as pessoas não gostam de ouvir). Mas, Ele mesmo nos disse para tomarmos a nossa 'cruz' (nossas limitações e dificuldades que se apresentam em nosso caminho) e segui-lo, pois seu jugo é suave e seu peso é leve. Eis o segredo para progredir espiritualmente: Unir-se a Jesus!

Temos diante dos nossos olhos o exemplo de Padre Dehon: confiou em Jesus mais do que em suas próprias capacidades e convicções humanas, sem lamúrias nem acusações (mesmo quando vítima de má compreensão dos que o rodeavam); em todas as ocasiões viveu o espírito de 'amor  oblativo e reparador'. Deixou-nos um precioso exemplo de entrega humilde da vida (das limitações, dos sonhos e dos projetos pessoais) a ação do Espírito. Sabemos que este foi o seu caminho de santidade. Caminho que deixou como herança aos seus seguidores: "Deixo-vos o maior dos tesouros: o Sagrado Coração de Jesus".  

Pois bem, adentrar neste 'Sagrado Coração' para imitar suas atitudes humanas (Ecce Venio - entrega de si - e  Sint Unum - vida de comunhão - ) é para nós nossa regra de vida, nosso compromisso inalienável, o tesouro depositado em vasos de barro.  Mais do que 'compromissos formais' somos convidados ao 'compromisso de vida'. Olhando para Jesus, olhando para o seu Servo Dehon, vemos que nossa 'vocação dehoniana' não é honraria nem título de nobreza paroquial, mas sim humilde entrega de si ao amor de Deus, que se concretiza na vivência de um carisma e sua espiritualidade mais do que em palavras e formalidades expressas em papel.

Assim, no findar do mês do Sagrado Coração de Jesus e no anteceder do momento dos compromissos dehonianos, exortamos a todos, na alegria ou nas lágrimas, a nos unirmos a Jesus em sua oblação ao Pai, em favor dos homens, a vivermos na intensidade do exemplo de Dehon, a confiarmos nossas vidas e expectativas somente a Deus, pois sabemos que tudo concorre para o bem daqueles que Ele ama. O amor é nossa ótica: é Nele que estamos quando em alegria. É Nele que estamos quando sofremos.   Vivat Cor Iesu!!!

Vicente Bruno Cavalcanti de Oliveira ? Coordenador Geral  Leigos Dehonianos - Província  BSP
vicente oliveira
@servidor | Analista, RFB
Seguir
Entre e deixe seu comentário