Harmonia - Erro: distância maior do que 8ª
Ao montar um acorde de acordo com a estrutura a 4 vozes, ou seja, Soprano, Contralto, Tenor e Baixo, temos de estar sempre atentos para que a sonoridade do acorde seja coesa e equilibrada.
E podemos garantir de que isso aconteça, evitando alguns erros.
Um deles é: Evitar distâncias maiores do que a 8ª entre as vozes superiores.
Quando esse tipo de intervalo ocorre entre as vozes de Tenor e de Contralto, ou de Contralto e de Soprano, ao invés de soar íntegro, o acorde soa desconectado, como dois blocos, um mais grave e outro mais agudo.
No vídeo, temos uma progressão de I para IV na tonalidade de Mi bemol Maior.
Partindo de um acorde aberto, escrevendo as notas do baixo e sustentando a nota comum, o mi bemol que se encontra no Soprano, o Tenor caminha uma 2ª, porém o Contralto caminha uma 4ª. Com isso, a distância entre essas duas vozes acaba ultrapassando a 8ª, chegando numa 10ª.
Alterando-se a distribuição das notas do acorde de IV, podemos fazer com que tanto o Tenor quanto o Contralto caminhem intervalos de 2ª, favorecendo um desenho melódico mais fluido das vozes e evitando a distância excessiva entre elas. Agora, temos um intervalo de 6ª e a garantia de que o acorde soará coeso.